24/07/2008

HABILIDADES PESOAIS


Muito bem, as habilidades pessoais são os movimentos próprios de um personagem. Um diferencial que só ele pode executar em específico.

Uma habilidade pessoal só pode ser utilizada quando você possuír meio nível de uma barra (em mugen isso é equivalente a power = 500). Então basta apertar o botão "A" para ativar a habilidade pessoal. Esta habilidade pode variar de personagem para personagem.

Megaman X, por exemplo, pode ativar suas armaduras (Fourth, Falcon...), já Sephiroth usa a "Summon Sphere" e invoca Metal Bahamut como ajudante (como Alucard e seus familiares de CSOTN)
.

De certo algumas habilidades são e podem ser comparadas aos famosos "strikers" (Bass.Exe Invoca Gospel.Exe, aquele cão grande. No beta 1.1 era o Gospel comum que fazia uma apartição porém como ataque normal...), mas outras afetam diretamente a jogabilidade do personagem. Como citei, isso varia de personagem para personagem. Saber utilizar essas habilidades podem fazer os rumos de uma luta mudarem drásticamente.

Suponhamos que seu personagem é o Shadowman.exe e seu oponente está com Magmard Dragoon e um nível estocado no Energy Tank dele, sem mencionar que seu life que está indo pro ralo...

Daí Você pensa:
"...Se eu levar um 'Volcano Hadouken' já era!

Mas se ele perdesse esse nível podia dar...".


Oras, a habilidade pessoal de Shadowman.exe é o "Shadow Cut": Corta o suprimento de super do adversário com um ataque que não tira dano algum (nem tudo são flores...), porém derruba se acertado.



O quanto de "barra de super" o oponente perderá depende dos dois hits desta habilidade serem bem sucedidos, uma vez que cada hit arranca -500 de power dele fazendo-o perder até um nível inteiro se pegos "na mosca..."


Estratégia em mente? Naaaa... Q
ue isso... As habilidades pessoais não se restringem apenas a utilização por pressionar o botão, não senhor...

Alguns personagens possuem uma "auto-habilidade pessoal".

"Mas que m3#d@ é essa?! Já está viagem demais..."

Não ta não, não ta não... Eu explico: Este sistema funciona, para uns apenas e nem todos, como um "power up" nas próprias técnicas. Geralmente essas habilidades são ativadas no momento crítico (leia-se: com o life na lona!).

Para exemplificar melhor peguemos o personagem Magmard Dragoon: Ao chegar numa certa quantidade de life ele ativa um modo parecido com o do Jin Saotome da série Marvel VS. no qual seus golpes ficam mais "ignorantes" e seu poder de ataque ganha um pequeno bônus... Porém ele perde um pouco de defesa (Jin fica até com super armor! muito roubo...).


Há mais coisas do tipo, como Sephiroth que pode usar seu familiar sem necessidade do Energy Tank quando em estado crítico e a Ultimate Armor de X que dispara os "Big Shots" sem necessidade de carregar (como um item de Megaman X5 que lhe dava esta propriedade...).
Dependendo da situação as habilidades pessoais são os melhores meios para resolvê-las, tanto para acabar de vez com uma luta quanto para saír de uma enrascada!

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