SISTEMA DE BATALHA!
Os ataques convencionais também não se dividem na intensidade fraca, média ou forte tendo estas propriedades divididas entre socos e chutes... Esses ataques, aqui, são feitos apertando um único botão específico que é o de ataque (attack) e ao apertar o mesmo repetidas vezes o personagem desfere seqüências que podem variar em número de hits dependendo do personagem, Shadowman.Exe, por exemplo, acerta cinco hits no seu combo de chão enquanto Megaman X apenas três.
Esses combos com um único botão (botão Y) podem ser feitos agachados e / ou no ar dependendo da situação. Falando em ar isso lembra Combo Aéreo que é uma das implementações existentes no Beta 1.2 ainda a ser lançado. Os air combos podem ser iniciados por um movimento de lançamento do adversário para o ar (explicarei mais detalhadamente isso em um outro tópico) ou apenas pulando e acertando seu oponente no alto.
Esses combos com um único botão (botão Y) podem ser feitos agachados e / ou no ar dependendo da situação. Falando em ar isso lembra Combo Aéreo que é uma das implementações existentes no Beta 1.2 ainda a ser lançado. Os air combos podem ser iniciados por um movimento de lançamento do adversário para o ar (explicarei mais detalhadamente isso em um outro tópico) ou apenas pulando e acertando seu oponente no alto.
No caso da seqüência pelo movimento de inicialização de Combo Aéreo, não será preciso pular em seguida manualmente atrás do inimigo por que automaticamente seu personagem o seguirá, diferente ao extremo de outros títulos que utilizam deste sistema como a série Marvel V.S. e Guilty Gear (por favor, não é uma comparação de jogos em si! Mas sim uma exemplificação de sistemas!).
Falando em pulos no Battle Circuit X também não se pula pressionando na diagonal superior frente / trás ou pressionando para cima, é necessário apertar um botão para isso também (botão X). Desnecessário dizer que esta propriedade é derivada da série megaman mesmo na qual o pulo é feito deste modo, por tal razão não acredito que seja uma estranheza total nessa parte.
Preciso dizer também como funciona o uso dos clássicos "supers" que todo jogo de luta atual tem. A barra de super aqui se chama "Energy Tank" (E.T. em abreviação... Não, não tem nada haver com o extraterrestre do Spielberg!).
Preciso dizer também como funciona o uso dos clássicos "supers" que todo jogo de luta atual tem. A barra de super aqui se chama "Energy Tank" (E.T. em abreviação... Não, não tem nada haver com o extraterrestre do Spielberg!).
Essa barra tem dois propósitos: O primeiro é a para realizar os Hyper Attacks e os Xtremes (os supers e os "super secretos" vulgarmente falando...) e o segundo é a ativação das habilidades especiais (A ser explicado também mais detalhadamente à frente...). Para fazer um Hyper você precisa estar com um, dois ou três níveis estocados no E.T. e então apertar os botões Y & B juntos (botão de ataque e botão de tiro).
Para fazer um Xtreme é necessário estar com seu E.T. no nível três, que é o máximo, e ter seu life na zona crítica (em números mugenicos, digamos que de 1000 de life você deve ter apenas 250...). Satisfeitas essas condições basta apertar A & B juntos (botão de habilidade pessoal / provocação e botão de tiro). Os Xtreme Attacks são especiais de momentos desesperados e nem seria preciso dizer que arrancam uma quantidade de life nada interessante para quem é acertado por um ataque desse tipo...
Este método de ativação dos supers foi baseado no mesmo usado pelo jogo Samurai Deeper Kyo da Bandai para Playstation One. O modo com o qual é feito o golpe especial também fora idealizado tendo este jogo como referência quando o jogador utiliza os controles no modo avançado ao invés do normal (onde o golpe é desferido apenas apertando um botão sem precisar colocar para qualquer direção a fim de fazer o ataque...).
Obviamente há quem não goste disso e prefira fazer um comando longo com o joystick e apertar um botão, pode até ser que ficasse melhor e mais "técnico" até, só que acredito que isso não se encaixa em um jogo de Megaman...
Fantasiosamente imaginem uma luta contra o robozão Omega de Megaman Zero três, no nível hard, na qual você se encontra nos momentos finais, mas sem life algum. Imagine agora também que ao invés de "carregar e soltar" o botão, para fazer o ataque mais forte como é na série Mega, algum programador "sinistro" tivesse pensado em mudar as coisas nesta versão e deixar o jogo no estilo Castlevania Symphony Of The Night (ou Dracula XX Nocturne In The Moonlight pra quem jogou o japonês...) na parte de execução dos golpes...
Simplesmente o ataque que poderia salvar sua pele seria aquele cujo comando é "trás, ce pra trás, frente + Sabre..." IA DAR M3#D@ por que até fazer isso tudo seu personagem já teria sido liquidado de tanto sambar de um lado para o outro. O ataque poderia te salvar, mas como era muito complicado para situação, acabou mandando para o ralo o negócio todo e seus vinte minutos suados contra o chefão...
Resumindo Megaman X + Long commands = No good... Vamos manter a simplicidade a fim de manter a diversão também. Uma pena que no mugen não dá para colocar plataformas flutuantes e espinhos ou armadilhas nos cenários. Isso ia acrescentar muito mais do universo Mega ao jogo, todavia nem tudo são flores no mundo mugenico, paciência...
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